Yoshitaka TAKEUCHI e o Avanço da Computação Gráfica em Kimi no Na wa.
Desde seu lançamento em 2016, “Kimi no Na wa”, também conhecido como “Your Name”, tem sido uma sensação global. O filme, dirigido por Makoto Shinkai, não encantou o público só pela sua narrativa cativante, mas também pelo seu visual deslumbrante. Hoje, vamos falar sobre Yoshitaka Takeuchi, que definiu um marco importante na indústria dos animes, desempenhando um papel crucial como diretor de CGI (computação gráfica) na criação de visuais deslumbrantes do filme.
Vamos adentrar nos bastidores dessa obra-prima, e explorar o impacto causado por Makoto Shinkai e o avanço da computação gráfica na indústria dos animes.
Sobre Kimi no Nawa (Your Name)
“Kimi no Na wa” (Your Name) é um filme de anime dirigido e escrito por Makoto Shinkai, produzido pelo estúdio CoMix Wave Films e distribuído pela Toho. Lançado em julho de 2016, o filme estreou na Anime Expo em Los Angeles, sendo lançado posteriormente no Japão, em agosto do mesmo ano.
Inspirado em um romance homônimo escrito pelo próprio Shinkai, o filme foi adquirido para distribuição na América do Norte pela Funimation. No Brasil, a Editora JBC anunciou o mangá enquanto a estreia do filme, no Brasil, aconteceu em outubro de 2016, sendo exibido, exclusivamente, pela rede de cinemas Cinemark, em 35 salas de cinema.
“Kimi no Na wa” (Your Name) obteve um sucesso estrondoso na bilheteria japonesa, sendo o filme mais assistido em sua semana de estreia, alcançando a receita de ¥ 930 milhões de ienes. Em apenas três dias, o filme bateu a marca de ¥ 1,277 bilhão de ienes. Na segunda semana, continuou liderando as bilheterias com 867.345 de espectadores e uma arrecadação de ¥ 1,160 bilhão de ienes.
A História
Mitsuha é uma garota do ensino médio que mora na cidade de Itomori, na região montanhosa de Hida, Japão. Entediada com a vida no campo, Mitsuha deseja ter uma vida mais agitada, querendo mudar-se para Tóquio. Com sua avó e irmã mais nova, ela faz kuchikamizake saquê e o leva como oferenda ao túmulo da família, localizado uma montanha fora da cidade.
Do outro lado, temos Taki, um garoto do ensino médio que vive em Tóquio, e que enexplicavelmente, começa, de forma muito recorrente, a trocar de corpo com Mitsuha. Inicialmente, sem saber da existência um do outro, ou se lembrar dos acontecimentos, eles acham que estão apensas sonhando serem outra pessoas, mas percebem que as trocas de corpo não são um ilusão, quando seus amigos e familiares dizem que eles estavam, algumas vezes, agindo de forma muito estranha. Um dia, ambos decidem começar a se comunicar, deixando bilhetes um para o outro. Um dia as trocas param causando curiosidade em Taki sobre o motivo, motivando-o a procurar sobre o povoado de Mitsuha, o que o leva a uma terrível descoberta, que o motiva a ir mais a fundo em suas pesquisas.
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Yoshitaka Takeuchi, o homem por trás do CGI dos filmes de Makoto Shinkai.
Por trás do viusal deslumbrante do filme está uma equipe talentosa de criadores de computação gráfica (CGI), liderada por Yoshitaka Takeuchi, diretor de CGI. Neste artigo, vamos explorar em detalhes o processo técnico envolvido na criação das impressionantes cenas CG do filme, examinando o papel crucial de Takeuchi e sua equipe na produção de uma das animações mais aclamadas dos últimos anos.
Takeuchi está envolvido nos trabalhos do diretor Makoto Shinkai desde seus tempos de estudante! Ele esteve envolvido em “5 Centimeters per Second” e “Your Name”.
Normalmente, o anime retrata coisas difíceis de maneira simplificada, mas o Sr. Shinkai retrata coisas complicadas como elas são. Isso aumenta o senso de realidade. Kimi no Nawa (Your Name) é basicamente feito com animação 2D, mas o CG é usado em 180 cenas!
O Papel Crucial da Computação Gráfica
É um anime 2D, mas onde o CGI entra? o Sr. Takeuchi nos explica!
Um dos aspectos mais notáveis de “Kimi no Na wa” (Your Name) é o uso inovador da computação gráfica para criar visuais deslumbrantes, e cenas cinematográficas emocionantes.
Sob a liderança de Makoto Shinkai, Yoshitaka Takeuchi e a equipe de produção, utilizaram técnicas avançadas de CG para dar vida às paisagens deslumbrantes e aos momentos de ação emocionantes do filme.
A computação gráfica permitiu que os artistas visuais explorassem novas fronteiras criativas, começando com o Layout (LO) da Cena.
Os storyboards servem como instruções para a produção, pois neles estão incluídos os planos de produção. Esses planos contém muitas informação, como por exemplo, de que maneira os personagens serão colocados e cena, ou de que formar eles irão se mover, bem como os diálogos e os efeitos sonoros daquele determinado corte.
O Layout (LO) é como um modelo para criar a imagem correta com base neste storyboard.
O Layout (LO) é basicamente criado pelo animador, baseado no Storyboad do Diretor Makoto Shinkai. Entretanto, dependendo da complexidade, e da necessidado do corte, o Layout pode ser criado em CG.
O Layout CG sempre é baseado na Prancha de Design que é feita à mão pela equipe de cenário, com base também no Storyboard.
Um corte de um anime, pode ser considerado como o palco de um teatro. O Layout é a etapa do processo onde projetamos, dentro do corte, como e onde personagens atuarão, dentro de um determinado enquadramento. Podemos simular onde, e que tipo de equipamento de palco (aqui chamados de PROPS) serão colocados, e em que posição os personagens irão “atuar”.
No layout CG, criamos a estrutura do palco, fotografamos com uma câmera e criamos um guia do palco para o animador posicionar os personagens.
Exemplos de Layout em CG
Confira imagens dentro do 3D Max.
As Folhas de Outono
O processo de criação de certas cenas do filme de Makoto Shinkai envolveram um uso meticuloso do espaço 3D.
Sr. Takeuchi explica que, dependendo da cena, ele a constrói totalmente em um ambiente tridimensional no software 3ds Max, movendo a câmera para simular a perspectiva, enquanto desliza diversos objetos, como por exemplo, árvores.
Isso permite a criação de efeitos complexos, como o cenário de folhas de outono que mudam conforme o personagem se move, sem a necessidade de desenhar cada variação manualmente.
Shinkai prefere essa abordagem para alcançar um nível mais alto de realismo, reproduzindo objetos e lugares reais com detalhes precisos. Outra cena destacada é a vista da janela do Shinkansen, criada a partir de um mapa de câmera. São esses cuidados com os detalhes que contribuem para a reputação das obras de Shinkai como visualmente deslumbrantes, e altamente realistas!
Os Desafios e Recompensas
Embora “Kimi no Na wa” (Your Name) tenha sido aclamado, idolatrado por fãs de anime ao redor do mundo, e obtido alta bilheteria, a produção do filme não foi isenta de desafios.
A equipe de produção enfrentou prazos apertados, orçamentos limitados, e a pressão de entregar um produto final de alta qualidade.
No entanto, seu trabalho árduo e dedicação resultaram em um filme que não só superou as expectativas, mas também, estabeleceu um novo padrão de excelência na indústria dos animes.
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“Kimi no Na wa” (Your Name) deixou um legado duradouro na indústria dos animes, inspirando uma nova geração de artistas e cineastas a explorar novas técnicas, e contar histórias envolventes.
Sob a liderança do diretor Makoto Shinkai e o emprego da computação gráfica, o filme não apenas elevou o padrão da indústria dos animes em sua época, mas também abriu novos horizontes para o futuro radiante do nosso querido anime.
À medida que avançamos para uma nova era na indústria dos animes, somos impulsionados pela emoção de contemplar as possibilidades ilimitadas que o futuro reserva, repleto de criatividade e inovação.
Carlos Vizeu é Diretor, Animador, Designer e Artista de Storyboard. Nasceu em 24 de outubro de 1989 em Niterói – RJ – Brasil e iniciou sua carreira aos 17 anos, como Compositor Digital audiovisual. Tendo mais de quatorze anos de carreira.