Por Trás do Anime: A Jornada de Kensuke Yamamoto
A Jornada de Kensuke Yamamoto
Na indústria de anime, por trás das cenas deslumbrantes e dos mundos imaginativos, há artistas como Kensuke Yamamoto, cuja dedicação e experiência moldaram não apenas os visuais, mas também a próxima geração de talentos.
Com mais de 20 anos de carreira, Yamamoto não apenas deixou sua marca em produções notáveis como “Land of the Lustrous” (Houseki no Kuni), mas também se tornou um educador apaixonado na Vantan Game Academy, compartilhando sua expertise em CG e produção de vídeo.
Sobre Kensuke Yamamoto
Você sabia que Sr. Kensuke Yamamoto, um renomado artista de efeitos especiais em CG para filmes e séries, começou sua jornada na indústria do entretenimento em 1994, quando fundou a Acquire com seus colegas de escola?
Depois de trabalhar na produção de CG para jogos, ele se tornou freelancer em 1998. Sua carreira decolou em 1999, quando ele contribuiu para o filme “Gamera 3: Awakening of Iris”, e desde então ele tem sido uma figura proeminente na produção de efeitos visuais para filmes, especialmente colaborando em várias produções dirigidas por Shinji Higuchi.
Em 2015, após trabalhar em “Attack on Titan: End of the World”, Yamamoto mudou sua trajetória e atualmente trabalha na Orange Co., Ltd., onde participou de produções de destaque como “Land of the Lustrous”.
Além de suas realizações na indústria cinematográfica, Yamamoto também é um educador talentoso, ensinando expressão visual usando 3ds Max e After Effects na Vantan Game Academy.
Ele também compartilha seu conhecimento através de sua série de artigos intitulada “It’s not scary even for first-timers!! The world of 3DCG” na revista AREA Japan.
Exercício de Animação de Yuki Sugimata, uma aluno do Sr. Kensuke Yamamoto.
O Caminho até o Ensino
Desde os dias de fundação da Acquire em 1994 até seus trabalhos em produções cinematográficas como “Attack on Titan: End of the World”, Yamamoto trilhou um caminho diversificado na indústria.
No entanto, foi em 2003, quando foi abordado para ministrar cursos na Vantan Game Academy, que sua jornada como educador começou. Sua vasta experiência em CG, desde efeitos especiais até animação, o qualificou para guiar os alunos em suas próprias jornadas criativas.
Moldando os Futuros Criadores
No coração dos cursos de Yamamoto está a ideia de que criar CG não é suficiente; saber como mostrá-lo é crucial. Seus alunos aprendem desde os conceitos básicos de iluminação até a produção de vídeos usando ferramentas como 3ds Max e After Effects. Mas Yamamoto vai além, ensinando não apenas as técnicas, mas também a compreensão fundamental da gravidade, inércia e narrativa visual.
Desafios e Progresso
Desde o primeiro ano, os alunos são desafiados a criar animações simples, como o movimento de uma cadeira para “levantar-se” e “pular”. Com o tempo, eles exploram movimentos mais complexos, como caminhar e correr, incorporando emoções e situações para transmitir uma mensagem clara ao espectador. Yamamoto enfatiza que a compreensão dos alunos sobre a física por trás do movimento é essencial para criar animações convincentes.
Além da Técnica
Yamamoto reconhece que a arte vai além da técnica; é a capacidade de transmitir uma história e cativar o público que define verdadeiramente uma animação excepcional. Seus alunos não apenas aprendem a criar imagens visualmente impressionantes, mas também a entender a importância da iluminação, enquadramento e narrativa para elevar seu trabalho ao próximo nível.
Carlos Vizeu é Diretor, Animador, Designer e Artista de Storyboard. Nasceu em 24 de outubro de 1989 em Niterói – RJ – Brasil e iniciou sua carreira aos 17 anos, como Compositor Digital audiovisual. Tendo mais de quatorze anos de carreira.