Bastidores do Ufotable: Uma Entrevista com Yuichi Terao, Chefe do Time Digital do Estúdio Ufotable

por | 0 Comentários

Yuiichi Terao - Ufotable

Explorando os Bastidores do Ufotable: Uma Entrevista com o Diretor de Fotografia, Yuichi Terao.

Na vanguarda da indústria de animes, o Ufotable tem conquistado admiradores em todo o mundo, com suas produções inovadoras e visualmente deslumbrantes. Nesta entrevista dada ao portal ANN, conhecemos melhor o Chefe do Time Digital do Ufotable, e mergulhamos nos bastidores do estúdio com o Sr. Terao, um membro vital da equipe de produção, para desvendar os segredos por trás do aclamado “Fate/Stay Night: Heaven’s Feel I. Presage Flower“.

No Ufotable, a colaboração é a chave mestra da produção. Yuichi Terao, Diretor de Fotografia do Ufotable, revela que não há uma grande divisão entre as seções da equipe, com todos os funcionários trabalhando em conjunto para criar as imagens finais. Essa abordagem colaborativa não se limita apenas ao seu próprio departamento, já que o Sr. Terao, muitas vezes, dá instruções aos colegas, de outras etapas e setores da produção, visando aprimorar a qualidade geral do anime. Isso é muitíssimo importante dentro de uma produção, quanto mais os profissionais estão inteirados de todas as etapas, mais soluções criativas e inovadoras podem surgir.

O que é o Time Digital do Ufotable?

Primeiramente, precisamos entender a importancia do Time Digital do Ufotable. Essencialmente, é o Departamento de que cuida das etapas Digitais e em CG do estúdio. Dentro de suas atribuições,  e responsabilidades estão, Modelagem 3D, Cenários em CG, Animação, VFX (Efeitos), Filmagem, Composição e Desenvolvimento de Ferramentas.

Aqui podemos ver o Demoreel (demonstrativo) do ano de 2014.

O Departamento Digital possui um peso enorme dentro do estúdio, ocupando, em 2014, praticamente metade do número de colaboradores.

Podemos conferir na imagem abaixo, a divisão interna da sede do Ufotable em Tokyo.

Inside Ufotable

Desafios e Técnicas utilizadas em “Fate/Stay Night: Heaven’s Feel I. Presage Flower”.

Em relação aos desafios enfrentados durante a produção de “Fate/Stay Night: Heaven’s Feel I. Presage Flower“, o Sr. Yuichi Terao destaca o uso extensivo de cenários em 3D. Ele explica que, embora a fusão entre os cenários e a animação computadorizada não tenha sido uma tarefa difícil, foi necessário um ajuste fino e meticuloso para garantir que as imagens ficassem visualmente impressionantes.

O processo de modelagem e iluminação dos cenários em 3D exigiu um tempo considerável, tornando este projeto particularmente desafiador, em termos de gerenciamento de tempo.

Confira um exemplo do processo abaixo

Explorando o Tom Mais Sombrio de “Heaven’s Feel”.

Para transmitir o tom mais sombrio e assustador de “Heaven’s Feel”, o Sr. Yuichi Terao destaca a importância do roteiro, dos storyboards, da animação dos personagens, dos cenários e da música.

Na etapa de composição, ele concentrou-se em criar uma variedade complexa de gradientes nas sombras, proporcionando uma sensação de profundidade e escuridão. Além disso, em cenas iluminadas, ele deliberadamente deixava cantos escuros, intensificando a sensação de escuridão mesmo nos momentos mais claros.

Equilibrando Realismo e Estética do Anime

Quando questionado sobre como o Ufotable faz para equilibrar os efeitos realistas com a estética do anime, o Sr. Yuichi Terao enfatiza que o anime deve manter sua natureza irreal, para ser atraente. Ele acredita que a beleza pode ser exagerada dentro dos cenários e das imagens individuais, para criar uma estética visualmente atraente, que se alinhe com a essência do anime em questão.

 

Reflexões sobre o Trabalho no Ufotable e Futuros Projetos.

Ao falar sobre sua experiência no Ufotable, Sr. Yuichi Terao descreve o ambiente como desafiador, mas gratificante, com uma cultura de colaboração, onde as conversas informais são frequentes e estimulantes. Ele compartilha suas memórias favoritas de projetos anteriores, destacando a cena de batalha na neve, e a perseguição na autoestrada em “Heaven’s Feel”.

Quanto à possibilidade de dirigir um anime, Sr. Terao expressa interesse, mas enfatiza que o título de diretor não é o aspecto mais importante. Ele acredita que a verdadeira importância está em surpreender e encantar o público, e que o sucesso de um anime é resultado do trabalho conjunto de toda a equipe.

***

A entrevista com Sr. Yuichi Terao oferece uma visão fascinante dos bastidores do Ufotable e do processo criativo por trás de “Fate/Stay Night: Heaven’s Feel I. Presage Flower”.

Sua abordagem colaborativa, e a atenção aos detalhes, destacam a dedicação da equipe em alcançar a excelência na animação japonesa.

Aguardamos com expectativas seu próximo projeto no Estúdio  Ufotable, “Demon Slayer – Kimetsu no Yaiba: O Arco do Treinamento dos Hashiras” onde o Sr. Terao retornará como Diretor de Fotográfia, e que com certeza nos trará novas cenas deslumbrantes e memoráveis.

Se você é um entusiasta da animação ou está simplesmente curioso sobre os bastidores do Ufotable e de de outros estúdios de animes, explore mais sobre esses tópicos emocionantes em nosso site, o Sakuga POP, onde a paixão pela arte dos animes ganha vida, de maneira vibrante e inspiradora.

Aqui você confere a entrevista dada ao ANN.

Carlos Vizeu é Diretor, Animador, Designer e Artista de Storyboard. Nasceu em 24 de outubro de 1989 em Niterói – RJ – Brasil e iniciou sua carreira aos 17 anos, como Compositor Digital audiovisual. Tendo mais de quatorze anos de carreira.

Carlos Vizeu

Diretor, Noches Productions