Konosuba Fantastic Days: Desbravando a Produção do PV
Konosuba – Fantastic Days, o jogo mobile
“Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo!”, mais conhecido como Konosuba, é um popular anime baseado em uma WebNovel, já tendo 3 temporadas e um filme produzidos.
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Ele conta a história de de Kazuma Satou, um adolescente japonês que, após uma morte embaraçosa, é reencarnado, com a ajuda da deusa Aqua, em um mundo paralelo com elementos de MMORPG. Kazuma, então, decide levar Aqua consigo em suas aventuras. Juntos, eles se estabelecem na cidade de Axel, e decidem trabalhar como aventureiros para sobreviver. Ao longo do caminho, recrutam outros membros para sua equipe, incluindo Megumin, uma maga especializada em magia explosiva, e Darkness, uma cruzado masoquista e habilidosa com a espada. Embora Kazuma desista, inicialmente, da ideia de derrotar o Rei Demônio, as circunstâncias da vida cotidiana os levam a enfrentar desafios e batalhar contra os generais deste mesmo Rei Demônio.
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Em Fevereiro de 2020 foi lançado como um game mobile pela desenvolvedora Sumzap chamado Konosuba – Fantastic Days. O grupo Axel Hearts, uma unidade de Idols aventureiras da cidade de Axel, apresenta o PV oficial da canção “Cutie Star”.
O PV foi lançado como parte de uma campanha para comemorar os 2,5 anos de lançamento do jogo, e traz Lia (CV: Maki Kawase), Cielo (CV: Karin Isobe) e Erica (CV: Kato) em uma performance ídolo.
A seguir, apresentaremos o making-of em detalhes baseado em um artigo da CG World Japan. Este trabalho utiliza Unity e é expresso em estilo de animação Cel Shading, mas para Sumzap, que desenvolve principalmente jogos 2D, produzir tal PV foi um grande desafio.
Ok, mas quem são as Axel Hearts?!
O grupo Axel Hearts é original do jogo mobile formado por Lia, Cielo e Erika, que viajam pela região de Axel realizando performances enquanto enfrentam aventuras. Após um ataque que destrói sua carruagem e adereços, elas convencem Kazuma a se tornar seu produtor.
Com sua ajuda, o grupo realiza shows em várias localidades, mas enfrenta problemas, incluindo um troll que interrompe um evento na Capital. Após uma separação temporária de Kazuma, eles se reúnem para competir em um concurso nacional de dança, enfrentando desafios como o sequestro de Lia por Daniel.
Eventualmente, eles vencem o concurso com a ajuda de Lia, recuperando suas memórias. O grupo se torna popular e reconhecido após sua vitória.
As Origens do Projeto
Sumzap, uma empresa conhecida por seus jogos 2D, decidiu se aventurar no mundo da animação 3DCG usando Unity. Inspirados pela popularidade dos personagens Axel Hearts, o projeto do PV “Fantastic Days” foi concebido como uma maneira de celebrar o 2.5º aniversário do lançamento do jogo “Konosuba – Fantastic Days”enquanto exploravam novas tecnologias.
A partir da esquerda: engenheiro de Unity Keiya Kida, diretor de arte Yuji Nakayama, diretor de CG Kazushi Sakamoto
“Queríamos incorporar a tecnologia 3DCG como uma das armas do Sumzap. Muitos dos gêneros de jogos que manipulamos também utilizam sabores 2D, então pensamos que seria altamente compatível, então decidimos incorporar a tecnologia 3DCG na aparência da animação celular. A ideia por trás deste projeto era pesquisar esta tecnologia”, disse o diretor de arte Yuji Nakayama.
Quando quis avançar em minha pesquisa sobre a tecnologia 3DCG, o tema que me chamou a atenção foi o grupo Axel Hearts, composto por persoonagens originais do jogo com muitos fãs. Ele pensou a posição do grupo como Idols combinaria com o objetivo desse projeto. Desta forma, foi decidido um projeto de produção de um PV para coincidir com a campanha do 2,5º aniversário, ao mesmo tempo que se realizava investigação técnica.
“A premissa é criar um trabalho de vídeo usando Axel Hearts, e eu gostaria de eventualmente considerar incorporá-lo em tempo real. Como a Sumzap é uma empresa de jogos, gostaria de eventualmente incorporá-lo nos jogos. Porém, desta vez decidimos nos concentrar nas técnicas de estilo de animação celular e trabalhamos na produção do PV”, diz Nakayama.
Devido a estas circunstâncias, a equipe de produção deste projeto, que normalmente trabalha no desenvolvimento de jogos separadamente, foi reunida para este trabalho!
Os Desafios Técnicos
A equipe enfrentou diversos desafios, desde a tradução dos adorados personagens 2D para modelos 3D até a criação de expressões faciais e figurinos que se alinhassem ao estilo de animação de célula. O processo de adaptação dos designs complexos para um ambiente tridimensional exigiu criatividade e habilidade técnica.
Modelos
O Modelo de personagem de Erika. Foi criado para desenhar linhas suaves e sem muitos detalhes, dificultando a quebra.
Aliás, Erica se expressa como uma boca de pato, mas em relação a isso, “Não foi tanto a dificuldade de modelar, mas a dificuldade de descobrir quando a boca de pato iria parar. Teria sido estranho se tivesse boca de pato o tempo todo, então tivemos que fazer alguns pequenos ajustes, como afrouxar um pouco a boca de pato neste momento.” Nakayama
Os personagens desta obra dão a impressão de serem quase iguais aos do anime, mas várias melhorias foram feitas para esse fim. Principalmente no que diz respeito à boca, a posição da boca precisa ser ajustada, para criar uma aparência de anime com rosto em semi-perfil, que pode ser controlado por meio de um controlador dedicado.
A imagem à esquerda é antes do ajuste e a imagem à direita é após o ajuste.
No corte onde a face fica diagonal no PV, a imagem é mantida deformando-a até certo ponto.


Expressões de Personagem com o Unity
A essência do estilo de animação de célula foi cuidadosamente capturada utilizando o shader UnityChanToonShader-ver2 como base, complementado pelo efeito Pencil+ para criar contornos nítidos e expressivos. Cada detalhe, desde a iluminação até os movimentos dos personagens, foi ajustado meticulosamente para garantir uma qualidade visual impressionante.
Foram necessárias muitas tentativas e erros antes que eles pudessem desenhar o contorno desejado no Unity, o desenvolvimento tecnológico real leva tempo e demorou cerca de um ano para finalizar essas configurações.
Esse é o look completo das personagens. Não parece diferente da animação. Se você realmente assistir ao PV, verá quão alta é a qualidade.
Inovação e Experimentação
A equipe não apenas enfrentou os desafios técnicos, mas também explorou novas ferramentas e técnicas, como o uso do shader Nova Shader para criar efeitos visuais deslumbrantes. Essa mentalidade de experimentação e inovação resultou em um PV que não só impressiona visualmente, mas também empurra os limites do que é possível dentro do mundo da animação.
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Apesar das realizações impressionantes deste projeto, a equipe da Sumzap vê isso como apenas o começo de sua jornada no mundo da animação 3DCG. Com planos de continuar sua pesquisa e desenvolvimento em direção à renderização em tempo real em dispositivos móveis, a empresa está determinada a continuar desafiando os limites do que é possível na animação digital.
No final da entrevista, quando questionado sobre a resposta a este PV e os desafios futuros, ele respondeu: “Nem sempre fomos uma empresa que produz 3DCG animado em células, então é claro que não acho que isso é o melhor resultado, acho significativo que uma empresa de jogos 2D tenha assumido o desafio do 3D“, disse Sakamoto.
Em resumo, o PV “Fantastic Days” não é apenas uma obra com um visual meticulosamente trabalhado, mas também um testemunho da dedicação e inovação da equipe por trás dele. Com sua mistura única de tecnologia avançada e expressão artística, este trabalho permanecerá como um passo importante para a Sumzap.
Carlos Vizeu é Diretor, Animador, Designer e Artista de Storyboard. Nasceu em 24 de outubro de 1989 em Niterói – RJ – Brasil e iniciou sua carreira aos 17 anos, como Compositor Digital audiovisual. Tendo mais de quatorze anos de carreira.