Khara Studio, Blender e Pencil+ 4: Uma Nova Era na Produção de Animes

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Blender 3D: Khara Studio entrando em uma nova era

A indústria de animação está passando por uma revolução tecnológica, e o estúdio Khara está na vanguarda dessa transformação. Em um evento técnico realizado em abril de 2023, membros do Departamento Digital da Color Co., Ltd., incluindo Takashi Suzuki, Masanori Iwasato e Kikitaro Wakatsuki, discutiram a transição do estúdio para o Blender, celebrando o lançamento do PSOFT Pencil+ 4 Line for Blender.

 

O que é o Pencil+ 4 da PSOFT?

PSOFT Pencil + 4 é um software renderização não fotorrealista que pode ser usado como plugin ou aplicação independente para reproduzir a aparência de desenhos manuais com caneta e tinta e lápis de cor, bem como células de animação a partir de um ambiente 3D.

O aplicativo PSOFT® Pencil+® 4 recebe os dados tridimensionais necessários pa retorna o resultado do desenho de linha. Abaixo podemos ver um pouco de suas habilidades.

O estúdio Khara, conhecido por seu trabalho em “Shin Evangelion Theatrical Version”, foi um dos primeiros a adotar o Blender e contribuir para o desenvolvimento do Pencil+ 4 Line for Blender. Mas o que motivou essa mudança?

A transição para o Blender foi uma resposta aos desafios enfrentados pelo estúdio no uso do 3ds Max, como custos elevados e limitações de escalabilidade. Com projetos como “EVANGELION: 3.0+1.0”, cuja escala cresceu além do que era possível com o 3ds Max, o estúdio Khara reconheceu a necessidade de uma solução mais flexível e acessível.

Wakatsuki usa como exemplos o Battleship Missouri e o Air Battleship Wunder, que aparecem na obra, para criar um modelo no 3ds Max, modelo no qual as configurações de linha do 3ds Max foram transferidas para o Blender, usando Pencil+ 4 Bridge, e as configurações iniciais do Blender. Segundo explicação de Wakatsuki, ao mostrar três modelos que renderizam linhas.

“O procedimento para importar materiais é, em primeiro passo, simplesmente exportar os dados do modelo no formato FBX, e importá-los para o Blender. Paralelamente, use a função Bridge do 3ds Max para exportar informações de configuração de linha no formato JSON e, em seguida, importe-as para o Blender.”, diz Wakatsuki. A conversão demorou cerca de 10 minutos.

“Wunder tem tantos materiais que era quase impossível portar manualmente as configurações da linha. As funções do Bridge foram uma grande ajuda.”, diz Wakatsuki.

Hiroyasu Kobayashi, Diretor Geral do Departamento Digital da Khara e Presidente do Studio Q, e Daisuke Onitsuka, Diretor de CGI do Departamento Digital da Khara, explicaram que o custo do 3ds Max estava se tornando um obstáculo para a produção eficiente de animação.

Com uma equipe de 20-30 pessoas, os altos custos de assinatura do 3ds Max se tornaram financeiramente inviáveis, especialmente ao colaborar com empresas parceiras menores.

Sobre o Blender 3D

O Blender, também chamado de Blender 3D, é um software de código aberto desenvolvido pela Blender Foundation, abrangendo modelagem, animação, texturização, composição, renderização e edição de vídeo. É multiplataforma e oferece ferramentas avançadas de simulação, modelagem baseada em modificadores, animação de personagens, composição nodal, edição de imagem e vídeo, e suporte a Python. Suporta 36 idiomas e tem sido adotado cada vez mais por estúdios grandes.

A ferramenta “Grease Pencil” foi um “game changer” para o estúdio.

A mudança para o Blender ofereceu uma solução econômica e eficaz para o estúdio Khara. Como um software de código aberto, o Blender é gratuito e oferece funcionalidades comparáveis às de outras ferramentas de animação 3D. Além disso, o recurso Grease Pencil do Blender foi fundamental para o estúdio Khara, permitindo que os animadores desenhassem diretamente em espaço 3D, reduzindo a necessidade de rigging complexo e agilizando o processo de produção.

Grease Pencil 2D dentro do 3D

O Grease Pencil do Blender 3D se destaca por sua versatilidade artística, oferecendo ferramentas para desenhar e animar em 2D em ambiente 3D, permitindo aos artistas criar desde simples esboços até animações complexas.

Integrado perfeitamente ao fluxo de trabalho do Blender, ele permite a combinação intuitiva de elementos 2D e 3D em uma única cena. Com controle total sobre traços, cores e outras propriedades, os usuários podem expressar sua criatividade com facilidade. Além disso, possui recursos avançados de animação que tornam o processo mais eficiente, como ferramentas de interpolação e manipulação de quadros-chave. Por fim, facilita a colaboração entre artistas, permitindo o trabalho simultâneo em projetos usando o Grease Pencil em tempo real.

Takumi Shigyo, do Departamento de Produção do Studio Q, destacou a crescente popularidade do Blender entre os animadores, citando sua curva de aprendizado suave e sua capacidade de preencher a lacuna entre o 3ds Max e o Blender.

Além disso, a Khara estabeleceu uma parceria com a Blender Foundation, contribuindo para o Fundo de Desenvolvimento do Blender, como membro corporativo. Essa colaboração não só fortalece o relacionamento entre a Khara, e a comunidade Blender, mas também oferece oportunidades para influenciar o desenvolvimento futuro do software.

Transição e Implementação

Embora a transição completa para o Blender esteja em andamento, o estúdio Khara já começou a integrar o Blender em seus fluxos de trabalho, realizando testes preliminares e criando cortes do “EVANGELION: 3.0+1.0” com o software. Eles estão confiantes de que o Blender será uma parte essencial de seus projetos futuros, ajudando-os a continuar produzindo animações de alta qualidade de maneira eficiente e acessível.

A transição do Estúdio Khara para o Blender marca o início de uma nova era na produção de animes. Esta mudança não apenas reflete uma resposta aos desafios enfrentados com software proprietário, mas também representa um compromisso com a inovação e a colaboração na indústria de animação. Ao abraçar o Blender, o estúdio Khara não só encontrou uma solução econômica e eficiente, mas também está liderando o caminho para uma nova abordagem na criação de obras incríveis.

Com sua expertise e visão, estão pavimentando o caminho para o Blender se tornar o futuro dos softwares 3D na produção de animes, impulsionando a qualidade e acessibilidade de projetos animados de alta qualidade.

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Carlos Vizeu é Diretor, Animador, Designer e Artista de Storyboard. Nasceu em 24 de outubro de 1989 em Niterói – RJ – Brasil e iniciou sua carreira aos 17 anos, como Compositor Digital audiovisual. Tendo mais de quatorze anos de carreira.

Carlos Vizeu

Diretor, Noches Productions