Jujutsu Kaisen Zero – A Computação Gráfica por trás da Produção – Parte 1

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Nesse primeiro artigo, vamos falar sobre os bastidores de produção do filme Jujutsu Kaisen Zero (2021). Este artigo trata, especificamente, da utilização de Computação Gráfica, durante a produção do filme, e é baseado em uma entrevista dada pelo staff do estúdio MAPPA, para a revista CG World Japan #283. Nesta entrevista, os produtores e os membros da equipe falam sobre como usaram recursos digitais, para otimizar a produção.

Como a quantidade de informações é gigantesca, resolvemos dividir o artigo 2 partes.

Introdução – Jujutsu Kaisen Zero

O filme “Jujutsu Kaisen Zero” foi baseado no mangá de mesmo nome, escrito e ilustrado por Gege Akutami. A série de 4 capítulos foi publicada na revista Jump GIGA da editora Shueisha, sob o título “Escola Técnica Superior de Jujutsu de Tóquio”, entre as semanas de 28 de abril a 28 de julho de 2017. Posteriormente, em 4 de dezembro de 2018, ou seja, após o lançamento de Jujutsu Kaisen na Weekly Shounen JUMP, a história foi defininda como uma Prequel e publicada em um único volume, renomeada com “Jujutsu Kaisen Zero”.

Por ser uma história completa e fechada, o estúdio MAPPA decidiu adaptar a obra em uma versão cinematográfica, lançada no ano de 2021. Park Sung-hoo, o mesmo diretor da 1ª temporada de Jujutsu Kaisen, retornou, assim como toda a equipe da série de TV, trazendo toda à bagagem do que aprenderam com os dois cours da série, exibidos no ano 2020.

Em pouco mais de um mês desde seu lançamento, o filme ultrapassou 9,3 bilhões de ienes (60 milhões de dólares) em bilheteria doméstica. Totalizando globalmente 196 milhões de dólares. Além disso, Jujutsu Kaisen Zero também concorreu ao Japan Academy Film Prize (Oscar do Cinema Japonês) para Melhor Filme de Animação, vencendo o Crunchyroll Anime Awards de 2023, como Melhor Filme. A obra também contribuiu para o fenômeno social que se tornou Jujutsu Kaisen, que estorou a bolha do público otaku, indo muito além dos fãs de anime.

Além dos desenhos originais que compõem a animação, o estúdio MAPPA fez a modelagem CG, o VFX (efeitos), os Backgrounds CG (Cenários ou Planos de Fundo em computação gráfica), o Trabalho de Design 2D (design de personagens, espíritos amaldiçoados, props e cenários) e o Design de Cores. Junto com o MAPPA, outras três empresas contribuíram como estúdios de suporte, tendo como destaque a empresa Sankaku, que fez a direção visual de todo o filme, a modelagem 3D e o desenvolvimento de VFX.

Sinopse do Filme

“Eu prometo. Quando formos grandes, nós vamos nos casar!”

Quando Yuta Okkotsu era criança, sua melhor amiga, Rika Orimoto, morreu num acidente de trânsito, bem diante dos seus olhos. Logo após a sua morte, Rika se tornou um espírito amaldiçoado, passando a assombrar, o agora jovem, Yuta, atormentando a sua vida. Isso dura até o dia em que Satoru Gojo, um feiticeiro Jujutsu, o convida para se matricular na Escola Técnica Superior de Jujutsu de Tóquio.

Junto com seus novos colegas de sala – Maki Zen’in, Toge Inumaki e PandaYuta encontra a coragem para perseverar e entender mais sobre a sua relação com o espírito amaldiçoado, Rika. Enquanto isso, Suguru Geto, um vil manipulador de maldições, que foi expulso do Escola Técnica de Jujutsu de Tóquio, por massacrar inocentes, põe em prática seu plano: lançar mil maldições em Shinjuku e em Kyoto, e exterminar todos os não-feiticeiros, criando um paraíso para feiticeiros Jujutsu.

Programas Utilizados na Produção e Staff do Filme

Para a produção de Jujutsu Kaisen Zero, muitos programas diferentes foram escolhidos e testados pela equipe do MAPPA, ainda na pré-produção do filme, alguns deles, nunca haviam sido utilizados na indústria do anime antes. Essa escolha era feita de acordo com o visual que cada cena pedia. Um desses novos programas utilizados foi o Cinema 4D. Entretanto, outras aplicações não tão comuns na indústria do anime, mas que já eram utilizadas por estúdios de ponta, também foram trazidas para a produção de Jujutsu Kaisen Zero, entre elas temos o Autodesk 3D MAX 2020, Blender e Pencil+4.

 

PSOFT PENCIL +4: é um plugin de renderização não fotorealista que pode reproduzir a aparência de desenhos feitos à mão, com caneta, tinta e lápis de cor, bem como, pode emular o visual de células de animação 2D. Faz, portanto, com que elementos CG se pareçam com trabalho de arte em 2D. É um motor de renderização que pode ser utilizado para vários tipos de programas, como o Maya, 3ds Max e Blender. Em Jujutsu Kaisen Zero o Pencil+4 foi utilizado para dar aparência de 2D à espíritos amaldiçoados, cenários e props.

CINEMA 4D: é uma solução profissional de software de modelagem 3D, animação, simulação e renderização. Seu conjunto de ferramentas rápido, poderoso, flexível e estável, torna os fluxos de trabalho 3D mais acessíveis e eficientes para design, gráficos em movimento, VFX, AR/MR/VR, e todos os tipos de visualização profissionais. Em Jujutsu Kaisen Zero o Cinema 4D foi utilizado para a simulação de nevoeiros.

Novas técnicas também foram desenvolvidas ou melhoradas pelo MAPPA, como, por exemplo, o efeito da “Cortina” conjurada pelos feiticeiros Jujutsu, ou elementos como o design da “Energia Amaldiçoada” ou a “Estrutura da Pele dos Espíritos Amaldiçoados”. Para esses dois últimos elementos, foram utilizados os mesmos recursos criados na época da produção da 1ª temporada de Jujutsu Kaisen. A novidade aqui foram os aprimoramentos implementados nessas técnicas já utilizadas na série de TV.

A respeito disso, o Diretor de CG, Kentaro Kimura disse: “Meu objetivo pessoal era recuperar, na versão cinematográfica, o que ficou inacabado na série de TV. Trabalhei duro para tornar os cortes de CG mais semelhantes à animação 2D, e para melhorar a qualidade geral do CG. É claro que assumimos novos desafios, em termos de expressão, como a criação de espíritos amaldiçoados totalmente em 3DCG.”

Ainda sobre inovações na produção, podemos ver a dedicação da equipe em tentar manter um visual homogêneo e de grande interação entre o CG e o 2D, o que se mostrou um grande desafio. As cenas de ação exigiram, em razão de Design de Produção, prazo e custos, a utilização de muitos cortes em CG, substituindo as animações manuais dos efeitos.

O pedido do Diretor Park, para que a parte da batalha na escola técnica fosse “sempre muito movimentada” exigiu que houvesse, notadamente, muito mais cortes em CG do que o planejado originalmente, o que foi um grande desafio.

“A maioria dos efeito de redemoinho que aparece posteriormente é baseado no movimento da animação 2D. Uma boa qualidade, uma imagem impressionante, foi o que buscamos para chegar a um resultado que equilibrasse os aspectos negativos. Após diversos ajustes, e com muita tentativa e erro, consegui tornar a textura 3D do redemoinho menos perceptível.”, disse o diretor Sr. Shunsuke Watanabe da Sankaku.

Como a maioria dos membros da staff da 1ª temporada da série de TV continuou trabalhando no estúdio, e o Diretor Park já possuía uma grande confiança na equipe e no trabalho desenvolvido por ela, ele deixou que os membros trabalhassem livremente.

Quando perguntado sobre suas impressões a respeito da produção de Jujutsu Kaisen Zero, o produtor respondeu:

“A data de lançamento (24 de dezembro de 2021) foi decidida desde o início, então a equipe trabalhou em conjunto com esse objetivo em mente. A equipe do departamento de produção, que atua como elo de ligação entre os diversos departamentos, deu uma grande contribuição para o sucesso de cada cena, desde o Take 1 do teste do filme, até o último Corte.

Como a qualidade estava estável, eu já sabia, naquela época, que esse trabalho iria ser um sucesso! No final, a parte 5 (durante a produção de animes, o produto final é frequentemente dividido em partes) foi concluída antes do planejado, e o filme foi lançado sem problemas. Houve alguns momentos agitados durante a produção, mas tudo fica bem, quando termina bem.”

Yusuke Tannowa

Produtor, MAPPA

Jujutsu Kaisen Zero – Curiosidade #1

A maior diferença entre a 1ª temporada de Jujutsu Kaisen e Jujutsu Kaisen Zero é o tamanho da tela. Para fornecer ao público uma imagem extremamente poderosa e deslumbrante, foi utilizado o tamanho Cinemascope (com aspect radio de 1:2,35) para o ângulo de visão. E essa mudança também teve um grande impacto no processo de produção, já que é muito maior que a utilizada para a TV. Alterar as proporções, também altera o método de produção, incluindo o layout, o trabalho de câmera e o direcionamento do olhar do público.

“Ao criar um layout que atraía o olhar para o centro da tela, como um close-up de um rosto, ou um corte longo com o personagem no centro, precisávamos ter cuidado em como usaríamos o espaço em ambos lados, para criar uma tela típica de uma produção cinematográfica. Tivemos que pagar muito dinheiro para produzi-la.”, comenta o Produtor, Yusuke Tannowa.

A Imagem A e B, representam bem a diferença do Aspect Ratio da tela de TV e do Cinemascope.

Na imagem C e D podemos conferir o antes e depois do ajuste espacial. Reparem que as laterais da imagem D possuem um degradê mais escuro. Essa vingnete foi adicionada para auxiliar no olhar do espectador, que deveria focar nas ações e expressões do personagem Yuta.

Na Imagem E  as bordas e a lateral foram desfocadas com a luz do sol para guiar a visão para o centro, onde estão Rika e Yuta.

Na Imagem F  foi adicionado desfoque ao Satoru Gojo, que está em primeiro plano, e ao BG no fundo, mantendo Suguru Geto no Foreground nítido, para manter o controle do foco sobre ele.

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Fiquem ligados para a segunda parte desde artigo, onde traremos mais informações interessantes sobre a produção do filme Jujutsu Kaisen Zero, e sobre as técnicas utilizadas pelo estúdio MAPPA.

Carlos Vizeu é Diretor, Animador, Designer e Artista de Storyboard. Nasceu em 24 de outubro de 1989 em Niterói – RJ – Brasil e iniciou sua carreira aos 17 anos, como Compositor Digital audiovisual. Tendo mais de quatorze anos de carreira.

Carlos Vizeu

Diretor, Noches Productions